domingo, 10 de maio de 2009

Jacek Yerka


De vez em quando descobrimos arte verdadeiramente original, onde a imaginação impera. Os quadros de Jacek Yerka, por vezes labirínticos como a escrita de Borges, lembram sonhos inquietos e lençam-nos para cenários impossíveis. Quando a paisagem, num dia tristonho como o de hoje, não me empurra lá para fora, fujo para mundos de fantasia como estes, em busca de inspiração para trabalhar, ou de um simples estímulo visual, que me acorde os sentidos e o espírito e me faça esquecer o corpo e os gestos presos pelo frio.

9 comentários:

  1. Simplesmente fantástico e inspirador para escrita em tempo de improdutividade! Mundos oníricos plenos de imaginação com convite de entrada e desafios de delírio.

    ResponderEliminar
  2. Querida Vera,
    Como já deves ter notado, tenho andado arredado das lides bloguistas. Agora que estou a tentar colocar-me updated, dir-te-ei, reiteradamente: tens que dedicar-te à poesia. Como já te disse (posso estar errado...) tu escreves prosa com sabor a poesia( ou vice-versa?)

    ResponderEliminar
  3. Ainda, e em devido tempo...a prova do que disse acima está na escolha que fizeste de alguns dos quadros do Jacek...(vulgo, polish dalinianish)

    ResponderEliminar
  4. Fabuloso! Parece irreal...Vera descobres realmente magia, na pintura, na escrita...nos livros. Obrigada, vale a pena passear por aqui.

    ResponderEliminar
  5. Vera, como é coordenadora de oficinas de escrita criativa, se puder e não for abuso da minha parte, poderia dar-me ideias para levar os meus alunos a escrever?
    Tenho algumas, mas estou sempre à procura...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Prezada Vera de Vilhena,
    Permita-me que use este espaço para lhe apresentar uma questão, ainda que não seja um comentário formal.
    Estes desenhos que aqui revelou são decidida e francamente inspiradores. Por me sentir tentado a improvisar a partir deles, e uma vez que os conheci a partir do seu blog, gostava de saber se verá algum inconveniente em fazê-lo, caso eu consiga escrever algo que decida publicar no meu blog. Obviamente, se tal acontecer, farei questão de referir que descobri Jacek Jerka aqui! Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Caro Pas(ç)sos,
    longe de mim sentir-me com o mínimo direito sobre as imagens que partilhei com os meus leitores! Os quadros são de Jacek Yerka, não meus (quem me dera...!)! Eu sou apenas alguém que se cruzou com a arte de um pintor. No entanto, devo agradecer-lhe o cuidado que teve para comigo. Só prova que é uma pessoa de princípios e respeitadora do próximo. Agradeço-lhe imenso a intenção de referir o meu blog, mas por favor, não se sinta obrigado a isso, a Arte (livros, quadros, esculturas, passos de dança, fotografias...) serve para isso, mesmo, para ser partilhada e deleitar os sentidos e os espírito de quem vai ao seu encontro. Fico feliz por ter contribuído para a sua criatividade, ainda que indirectamente! Com amizade, Vera

    ResponderEliminar
  8. Cara Isabel Preto,
    tomei a liberdade de lhe responder para o seu email privado, e espero ter.lhe sido útil de alguma forma. Com amizade, Vera

    ResponderEliminar
  9. A ÁGUA E ELA – VIDA E BÊNÇÃO

    Chuva,
    Água que desce do Céu.

    Lágrima,
    Água que brota dos olhos.

    Oceano,
    Água que dança.

    Rio,
    Água que corre.

    Cachoeira,
    Água que canta.

    Homem,
    Corpo Água.

    Terra,
    Planeta Água.

    Banho,
    Água que limpa.

    Golfinhos,
    Alegria na Água.

    Baleias,
    Canto na Água.

    Passes...
    Água energizada.

    Hemodiálise,
    Água filtrando no corpo.

    Vida,
    Água, Água, Água...

    Ah, Água,
    Mãe de todos nós.

    P.S.:
    Terra: 70% de Água.
    Corpo humano: 70% de Água.
    Água, Water, Pani, Vari...
    Nomes diferentes, mas o milagre é um só:
    A VIDA!

    roberto-pg@hotmail.com

    ResponderEliminar